sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Sempre novo, diferente e melhor!

Share it Please

Imagem: Disponível na Internet.


"Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo." (Isaías 43.18-19)

Quando as sombras trazidas pela noite impedem nossa visão de ver o que mais a vida nos prepara além, é o momento a mais propício para confiarmos na Mão poderosa que, amorosamente, mantém-Se estendida, apontando uma direção.

Contudo, nessas horas, o medo do desconhecido costuma nos engessar. A fé nem sempre costuma funcionar. A ansiedade raramente se ausentará. E nossas atitudes mais básicas geralmente nos levam a olharmos para trás com um certo saudosismo, que mesmo sendo inútil também é perigoso. 

É inútil, pois, como bem disse a música, "nada do que foi será do jeito que já foi um dia". Ainda que conseguíssemos voltar ao ponto de partida, a história seria modificada. Nenhum curso seria mais o mesmo. O relógio do tempo não para, mudou constantemente e, nossas ações e reações certamente também mudariam diante das experiências novas que a vida insistentemente nos propõe, mesmo quando retornamos cabisbaixos para o lugar de onde - pensamos - nunca deveríamos ter saído.

E viver no saudosismo também é perigoso, pois voltar atrás significa abdicar todas as possibilidades futuras. Significa abrir mão de tudo o que pode ser (incrivelmente) bom para nós, mas que nós renunciamos mesmo sem conhecer, por puro medo de tentar. 

Assisti uma série recentemente (Inheritors), onde o personagem principal (Kim Tam, por Lee Min Ho) define um ponto de recomeço em sua vida, quando compreende e assume que "aquele que quer usar a coroa, deve suportá-la" (Ep. 4). Daí em diante, todos os monstros que oprimiam sua existência são deixados na América, quando ele volta para a Coréia para assumir as rédeas da sua vida e, inevitavelmente, avançar. 

Na verdade, ousadia, persistência, esperança, fé, constância, responsabilidade, objetividade e determinação são, entre outras, palavras-chaves na vida de quem decide progredir sempre mais e superar seus próprios limites. Desafiar-se a encarar novas experiências de frente e até o fim, é um dom possível a qualquer ser humano, uma vez que todos nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1.27), e uma das características do Genes Divino em nós é, precisamente, a resiliência. 

Às vezes, a coroa pesa, fica deslocada, mal equilibrada, mas essa maravilhosa capacidade que Deus nos deu de suportarmos e superarmos nos leva a continuarmos, a nos recompormos e a recomeçarmos (sempre) após cada perda, cada insucesso, ou mesmo diante de cada incerteza. Às vezes, a vida nos condiciona a momentos muito dolorosos, de perdas, de frustrações, de decepções... Mas ficarmos parados diante dessas coisas, lamentando pelo passado deixado para trás ou pelo futuro que ainda não temos, é uma das maneiras mais eficazes de permanecermos no vazio, estagnados, vendo o presente se esvair bem diante dos nossos olhos, sem nada fazermos. 

É importante lembrarmos que situações assim, tão complicadas, são necessárias e inevitáveis. São parte do preço a ser pago e do peso a ser suportado pela coroa que escolhemos. Fazem parte da história de qualquer conquista. Elas nos fortalecem diante do desconhecido, nos ajudam a criar estratégias e a interpretarmos melhor as possibilidades. Elas nos ajudam a nos tornarmos seres humanos melhores e aperfeiçoam nossa capacidade de escolhas. 

Por isso, mesmo onde não há possibilidade de continuar, Deus nos propõe um recomeço. Basta olharmos para Ele com as lentes da nossa fé e abrirmos nossos corações para ouvirem Sua doce voz que sempre indica o caminho certo e a maneira mais precisa para prosseguirmos. Sua mão abençoadora sempre estará estendida, nos ajudando a nos erguer outra vez, e Suas palavras serão o mapa que não nos deixarão errar o caminho.

Não sejamos pesarosos por causa do passado. Tampouco, vivamos atrelados a ele! E não soframos antecipadamente  por causa do futuro que desconhecemos. Vivamos o hoje, um dia de cada vez. Coisas novas surgirão gradativamente e, lá na frente, com alegria e gratidão veremos como valeu à pena confiarmos e prosseguirmos à sombra de Quem Se importa em caminhar cada passo conosco, e Se dedica por fazer em nossas vidas, a cada dia, algo sempre novo, diferente e melhor.

Elaine Cândida

Nenhum comentário:

Followers

Follow The Author